

Mostras e Exposições de Cinema de Animação
Mostra de filmes de Cinema de Animação
O trabalho desenvolvido no contexto das oficinas de cinema de animação e a necessidade de valorização e criação de públicos, criadores e espectadores, sustentam a importância e o interesse em realizar Mostras de Cinema de Animação e exposições que revelam os processos desenvolvidos nas obras cinematográficas.
Estas atividades realizam-se desde 1999 em diferentes espaços culturais dentro e fora da cidade, estendendo as modalidades das atividades em curso alargando assim a sua área de intervenção.


“TAMBÉM NÓS” é um projecto que pretende reflectir sobre o papel da ARTE e da utilização das várias áreas de expressão artística na linguagem cinematográfica, no meio escolar.
Neste projeto, desenvolvido durante 3 anos e com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, o CLIA Anilupa desafiou alunos provenientes de várias escolas do ensino público, privado, profissional, artístico e de ensino especial, a criarem os seus próprios filmes.
Processos onde a liberdade para expressar ideias, sentimentos e identidades através de diferentes formas de expressões artísticas, ganharam vida com o cinema de animação. Resultado de um projeto sustentado convenção dos direitos da criança e do jovem “que declara a liberdade de expressão, incluindo a expressão artística, e promove o direito de participar plenamente nas actividades recreativas e na vida cultural”.
A exposição “Também Nós”- a arte e o cinema na escola, apresenta-se como um evento de partilha e reflexão sobre processos e exibição de materiais produzidos ao longo da realização dos trabalhos cinematográficos.
A EXPOSIÇÃO “TAMBÉM NÓS” – a Arte e o Cinema na Escola
O CLIA Anilupa, valência da Associação de Ludotecas do Porto, em colaboração com o Museu Nacional de Soares dos Reis, irá realizar entre 13 de Outubro e 26 de Novembro de 2017 o evento “TAMBÉM NÓS” – a Arte e o Cinema na Escola.
No decorrer deste evento estará patente uma exposição com o material produzido ao longo da concretização dos vários projetos cinematográficos, mostras de filmes de cinema de animação realizados por alunos de vários estabelecimentos de ensino. Será ainda realizado no dia 21 de Outubro um encontro de reflexão sobre o trabalho desenvolvido, tendo como referencia o percurso e processos do trabalho desenvolvidos, evidenciando o cinema de animação e as áreas de expressão artística, como pretexto para a criação de dinâmicas educativas, culturais e artísticas inovadoras.
MOSTRA de CINEMA de ANIMAÇÃO
dia 13 de Outubro 2017
sexta feira, às 18:30 h
Inauguração da Exposição "Também NÓS" - a Arte e o Cinema na Escola, no Museu Nacional de Soares dos Reis
dia 21 de Outubro 2017
sábado, às 15:00 h
Mesa redonda – Conversas à volta dos processos artísticos desenvolvidos no âmbito do projeto “TAMBÉM NÓS”
Apresentação do CLIA Anilupa sobre os processos de realização dos filmes de animação efetuados por alunos das diferentes instituições educativas no âmbito do projeto “Também Nós”, seguido de uma conversa à volta das dinâmicas resultantes deste trabalho, nas instituições participantes. Serão convidados a estarem presentes na mesa redonda representantes das diferentes instituições envolvidas nos três anos de concretização deste projeto.
dias 24, 25, 27 e 31 de Outubro e dias 2 e 3 de Novembro de 2017
Abertura de portas: 10:00h
Horários das sessões:
manhã 10:15h
tarde 14:30h
A mostra de filmes “TAMBÉM NÓS”, apresenta o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos provenientes de várias instituições educativas, que no âmbito do projeto foram desafiados a criarem as suas obras em cinema de animação. São filmes que refletem os seus pensamentos, a sua poética, a sua liberdade de expressão, olhares sobre o mundo, a sua identidade entre outras temáticas que encontraram lugar nas diversas formas de expressão artística: a pintura, o desenho, a cerâmica, animação em areia, a música ou as artes performativas. Expressões artísticas que ganharam vida com o cinema de animação e que se inspiraram na convenção dos direitos da criança e do jovem “que declara a liberdade de expressão, incluindo a expressão artística, e promove o direito de participar plenamente nas actividades recreativas e na vida cultural”.
Entrada grátis para grupos
e público em geral
com marcação prévia:
tel.: 22 208 12 13
para instituições educativas, culturais, sociais, entre outras, e público em geral
Filmes em exibição:
Os direitos da criança
Realização: Alunos da Escola Básica da Fonte da Moura e da Escola Básica António Aroso, crianças da Oficina de Animação da Associação de Ludotecas do Porto e Centro Social Bem-Estar Nª Srª do Socorro
Sinopse: Chamou-se a isso a Convenção dos Direitos da Criança. Este filme é o resultado de uma reflexão de vários grupos de crianças e jovens sobre alguns dos direitos consignados nesta convenção e ao mesmo tempo um pretexto, para o desenvolvimento de um trabalho artístico original, apoiado nas inúmeras possibilidades técnicas do cinema de animação.
Duração: 17’:48’’
Para a ilha do tesouro
Realização: Crianças e jovens do Bando dos Gambozinos
Sinopse: “O meu tesouro é um livro, de folhas gastas, dobradas, onde ainda brilha o ouro das palavras encantadas”. Este filme é um olhar particular e criativo sobre uma obra musical contemporânea de Fernando Lapa e com letra de Álvaro Magalhães, criado propositadamente para o Bando dos Gambozinos.
Duração: 16’:09’’
No monte dos pássaros brancos
Realização: Alunos da Escola Básica Professora Elvira Valente
Sinopse: No monte dos pássaros brancos, uma janela mostra aquela luz a iluminar a escuridão da noite. Uma ponte, unia o espaço à terra, unia a felicidade e ensinava às pessoas a partilhar a vida. E assim, as aves abriam as asas da imaginação, chamando a si os livros voadores de mil histórias.
Duração: 16’:11’’
Nós e o mundo
Realização: Alunos do Centro de Reabilitação da Granja
Sinopse: Desafiados a responder à questão “o que eu quero dizer ao mundo?” as respostas de um grupo de alunos com necessidades educativas especiais, surgem livremente de acordo com a sua forma de estar, pondo em prática o seu direito a se exprimir.
Duração: 13’:11’’
Avida… por aí
Realização: Alunos da Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto
Sinopse: Amar, Justiça, Injustiça, Inveja, Apaixonada, Imagem, Felicidade, Infelicidade, Viver… Palavras, que deram origem a textos que refletem aspetos da nossa vida, que temos por
Duração: 13’
O meu quarto
Realização: Alunos do Colégio do Sardão
Sinopse: Este filme é uma reflexão realizada pelas crianças participantes sobre as suas memórias, vivências e significados dos seus quartos.
Duração: 20’:41’’
Álbuns de família
Realização: Alunos do 4ºA da Escola Básica do Bom Sucesso
Sinopse: Por detrás de uma imagem, há sempre uma história para contar. A partir de fotografias de álbuns de família pesquisadas pelos alunos, descobriram-se histórias reais que remetem para memórias particulares e que demonstram que todos nós temos momentos que o cinema pode guardar.
Duração:15’
Ano de produção: 2017
O medo não tem fim
Realização: Alunos da Escola Básica do Bom Sucesso
Sinopse: De que é que as pessoas, como os nossos avós, tinham medo nos seus tempos de juventude? Os medos seriam diferentes daqueles que sentimos hoje? De que tinham medo, no seu dia - a - dia? Partindo desta temática, procurou-se que as crianças descobrissem histórias junto dos seus familiares e que espelhassem a nossa identidade cultural e social.
Duração: 12’:40’’
L lhobo que bieno de Espanha
Realização: alunos da Escola Básica de Sendim
Sinopse: Este filme é uma adaptação de um conto oral mirandês, realizada no âmbito da disciplina de mirandês na EB de Sendim. Este conta a história de um lobo cheio de fome que não se contentava com pouco, no entanto, a sua ganancia revela-se na sua maior fraqueza ao longo da sua viagem.
Interpretação musical: Lérias Associação Cultural
Duração: 9’
FACTORY 365
Realização: alunos da Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto
Sinopse: Sons com a história do tempo levam-nos a escutar o batimento cardíaco da era industrial. A partir da numeração instrumental 365, o gamelão interpreta uma vertigem de cenas fílmicas, de cinza e sombra, ritmos inebriantes impõem a reflexão: somos parte da massa humana que transforma a paisagem, fabricando modos de vida uniformes, ciclos maquinais com o timbre do metal.
Sonorização: Ensemble de Gamelão Casa da Música
Duração: 17’
Os filmes em exibição em cada sessão serão adequados aos grupos inscritos.
Após a visualização dos filmes será proporcionada uma breve visita à exposição com alguns dos materiais, cenários e personagens construídos durante a realização dos filmes.










dias 28 de Outubro e dias 4, 18 e 25 de Novembro de 2017
MOSTRA de CINEMA aos Sábados às 16:00 horas
Sessões onde serão exibidos documentários, making-of sobre os processos de produção dos filmes e os respetivos filmes, assim como outros trabalhos realizados no âmbito do projeto “Também Nós”
Entrada grátis para grupos e público em geral de acordo com a lotação da sala.
Dia 28 de Outubro – 16.00h
Making Of do filme “Para a Ilha do tesouro”
Duração: 8’00’’
“Os direitos da criança”
Realização: alunos da Escola Básica da Fonte da Moura e da Escola Básica António Aroso, crianças da Oficina de Animação da Associação de Ludotecas do Porto e Centro Social Bem-Estar Nª Srª do Socorro
Duração: 17’48’’
“Para a ilha do tesouro”
Realização: crianças e jovens do Bando dos Gambozinos
Duração: 16’09’’
“Nós e o mundo”
Realização: alunos do Centro de Reabilitação da Granja
Duração: 13’11’’
Dia 4 de Novembro – 16.00h
Making Of do filme “O meu quarto”
Duração: 7’00’’
Making Of do filme “No monte dos pássaros brancos”
Duração: 7’00’’
“O meu quarto”
Realização: alunos do Colégio do Sardão
Duração: 20’41’’
“No monte dos pássaros brancos”
Realização: Alunos da Escola Básica Professora Elvira Valente
Duração: 16’11’’
“Álbuns de família”
Realização: alunos da Escola Básica do Bom Sucesso
Duração: 15’
Dia 18 de Novembro – 16.00h
Making Of do filme “FACTORY 365”
Duração: 9’00’’
Making Of do filme “O medo não tem fim”
Duração: 4’00’’
“FACTORY 365”
Realização: alunos da Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto
Sonorização: Ensemble de Gamelão Casa da Música
Duração: 17’
“O medo não tem fim”
Realização: alunos da Escola Básica do Bom Sucesso
Duração: 12’40’’
“A vida por aí”
Realização: alunos da Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto
Duração: 13’
“L Lhobo qui bieno de Spanha”
Realização: alunos da Escola Básica de Sendim
Sonorização: Lérias Associação Cultural
Duração: 9’
Dia 25 de Novembro – 16.00h
FILMES PREMIADOS do projeto TAMBÉM NÓS
“No monte dos pássaros brancos”
Realização: Alunos da Escola Básica Professora Elvira Valente
Duração: 16’11’’
“Para a ilha do tesouro”
Realização: crianças e jovens do Bando dos Gambozinos
Duração: 16’09’’
“Nós e o mundo”
Realização: alunos do Centro de Reabilitação da Granja
Duração: 13’11’’
“L Lhobo qui bieno de Spanha”
Realização: alunos da Escola Básica de Sendim
Sonorização: Lérias Associação Cultural
Duração: 9’
Instituições participantes no projeto "Também NÓS": Centro de Reabilitação da Granja | Bando dos Gambozinos | Escola Básica de Sendim | Escola Básica do Bom Sucesso | Escola Básica Elvira Valente | Escola Básica da Fonte da Moura | Escola Básica António Aroso | Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto | Colégio do Sardão | Oficina de Animação da Associação de Ludotecas do Porto | Centro Social Bem-Estar Nª Srª do Socorro | Lérias Associação Cultural | Ensemble de Gamelão Casa da Música
Organização da exposição: Centro Lúdico da Imagem Animada Anilupa, valência da Associação de Ludotecas do Porto, e
Museu Nacional de Soares dos Reis
no auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis
no auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis
no auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis
Projeto financiado pelo ICA - Instituto de Cinema e do Audiovisual no âmbito do Programa de Apoio à realização de ações de formação destinadas ao público infantil e juvenil.
Organização da exposição:







Apoios:
Siga-nos:

Dos museus chegam
histórias Animadas
no Museu Nacional de Soares dos Reis
Exposição, colóquio e Mostra de Cinema de Animação
“Dos museus chegam histórias Animadas” é o resultado de um exemplo de intervenção inovador envolvendo o cinema de animação como pretexto para o desenvolvimento de dinâmicas diversificadas entre museus nacionais e instituições educativas. Entre 20 de Janeiro e 28 de Fevereiro o CLIA Anilupa em colaboração com o Museu Nacional de Soares dos Reis irá realizar o evento “Dos museus chegam histórias Animadas”. Uma exposição com o material produzido ao longo da concretização de vários projetos cinematográficos, com uma mostra de filmes de cinema de animação realizados por alunos do ensino básico, envolvendo conteúdos dos vários espaços museológicos no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento Municipal da Educação da Câmara Municipal do Porto. Será ainda promovido um colóquio sobre dinâmicas educativas, culturais e artísticas tendo como referência o percurso e processos do trabalho desenvolvido evidenciando o cinema de animação como pretexto para a criação de dinâmicas educativas, culturais e artísticas inovadoras, numa relação de partilha de conhecimento entre museus e instituições educativas.
colóquio / mesa redonda
"Dos museus chegam histórias Animadas"
dias 24, 25, 26, 27, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro
Mostra de cinema de animação
sessões: 10:00 | 14:30
dias 28 de Janeiro
14:30 h
entrada grátis
com marcação prévia para: anilupa@sapo.pt telf.: 222081213

- “O olhar do Auroque”
Trabalho realizado em parceria com o Museu do Côa e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 11’ 48’’
Ano de produção: 2011
- “À descoberta de Conímbriga”
Trabalho realizado em parceria com o Museu Monográfico de Conímbriga e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 13’ 50’’
Ano de produção: 2013
- “Os dinossauros da Lourinhã”
Trabalho realizado em parceria com o Museu da Lourinhã e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 12’ 55’’
Ano de produção: 2012
- “A batalha de Aljubarrota”
Trabalho realizado em parceria com o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 20´
Ano de produção: 2014
- “A escola de outros tempos”
Trabalho realizado em parceria com o Museu Escolar de Marrazes em Leiria e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica de Fernão de Magalhães
Duração: 12’ 12’’
Ano de produção: 2015
-
A apresentação dos processos de realização dos filmes de animação efectuados por alunos de escolas do Porto, a partir dos conteúdos dos museus, será o pretexto para uma conversa à volta das dinâmicas resultantes deste trabalho com os museus participantes.
-
Apresentação do projeto – CLIA Anilupa
-
Participantes na mesa redonda – Representantes da Fundação Côa Parque, Museu Monográfico de Conímbriga, Museu Escolar, Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, Museu da Lourinhã, Museu Nacional de Soares dos Reis, representantes das escolas participantes e representes do programa “Porto de Crianças” do Departamento Municipal da Camara Municipal do Porto
-
Moderador – Samuel Guimarães - Museu do Douro
Filmes em exibição:





duração de cada sessão: 45 min
Os filmes em exibição em cada sessão serão adequados aos grupos inscritos.
Após a visualização dos filmes será proporcionada uma breve visita à exposição com alguns dos materiais, cenários e personagens construídos durante o a realização dos filmes.
duração de cada sessão: 45 min
Filmes em exibição:
dia 20 de Janeiro
inauguração da exposição
18:30 h
dia 22 de Janeiro
III Recital da Academia de Música Costa Cabral no MNSR
com a projecção do filme realizado por alunos da Escola da Torrinha em parceria com o Museu de Serralves, em 2012.
11:30 h
Dia 4 de Fevereiro – sábado
mostra de cinema aos sábados
16.00h - Sessão de cinema
entrada grátis - para grupos e público em geral de acordo com a lotação da sala
- Making Of dos filmes “O olhar do Auroque” e “À descoberta de Conímbriga”
Duração: 8’ 46’’
- “O olhar do Auroque”
Trabalho realizado em parceria com o Museu do Côa e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 11’ 48’’
Ano de produção: 2011
- “À descoberta de Conímbriga”
Trabalho realizado em parceria com o Museu Monográfico de Conímbriga e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 13’ 50’’
Ano de produção: 2013
- “BIOS - BIOGRAFIAS”
Trabalho realizado em parceria com o Museu do Douro no âmbito do projeto “Bios - Biografias”.
Realização: Clia Anilupa com jovens e adultos de escolas, bandas filarmónicas e associações dos municípios do Douro e de Trás – os – Montes.
Duração: 16’ 18’’
Ano de produção: 2014
Dia 11 de Fevereiro – sábado
mostra de cinema aos sábados
16.00h - Sessão de cinema
- Making Of dos filmes “Os dinossauros da Lourinhã” e “A escola de outros tempos”
Duração: 9´36’’
- “Os dinossauros da Lourinhã”
Trabalho realizado em parceria com o Museu da Lourinhã e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 12’ 55’’
Ano de produção: 2012
- “A escola de outros tempos”
Trabalho realizado em parceria com o Museu Escolar de Marrazes em Leiria e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica de Fernão de Magalhães
Duração: 12’ 12’’
Ano de produção: 2015
- “Uma história a metro”
Trabalho realizado em parceria com o Museu do Papel Moeda / Fundação Dr. António Cupertino Miranda e no âmbito do projeto “Porto de Crianças”.
Realização: alunos da Escola Básica da Torrinha
Duração: 8´23´´
Ano de produção: 2008
Dia 18 de Fevereiro – sábado
mostra de cinema aos sábados
16.00h - Sessão de cinema
- Making Of do filme “A batalha de Aljubarrota”
Duração: 8’
- “A batalha de Aljubarrota”
Trabalho realizado em parceria com o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 20´
Ano de produção: 2014
- “Histórias das nossas ruas” (R. do Infante e R. 31 de Janeiro)
Trabalho realizado em parceria com a Casa do Infante e Biblioteca Pública do Porto e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Bandeirinha e Escola Básica de Carlos Alberto
Duração: 14’50’’
Ano de produção:
- “A morte do popular e simpático Estabareda”
Trabalho realizado em parceria com a Casa do Infante, Casa Museu Guerra Junqueiro, Biblioteca Pública do Porto e Centro Português de Fotografia.
Realização: alunos da Escola Básica de 24 de Agosto no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto e projeto “Porto Desconhecido” do Clia Anilupa
Duração: 12’49’’
Ano de produção: 2012
Dia 25 de Fevereiro – sábado
mostra de cinema aos sábados
16.00h - Sessão de cinema
- “O olhar do Auroque”
Trabalho realizado em parceria com o Museu do Côa e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 11’ 48’’
Ano de produção: 2011
- “À descoberta de Conímbriga”
Trabalho realizado em parceria com o Museu Monográfico de Conímbriga e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 13’ 50’’
Ano de produção: 2013
- “Os dinossauros da Lourinhã”
Trabalho realizado em parceria com o Museu da Lourinhã e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 12’ 55’’
Ano de produção: 2012
- “A batalha de Aljubarrota”
Trabalho realizado em parceria com o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica da Alegria
Duração: 20´
Ano de produção: 2014
- “A escola de outros tempos”
Trabalho realizado em parceria com o Museu Escolar de Marrazes em Leiria e no âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Realização: alunos da Escola Básica de Fernão de Magalhães
Duração: 12’ 12’’
Ano de produção: 2015
Organização:
- Associação de Ludotecas do Porto / CLIA Anilupa
- Museu Nacional de Soares dos Reis
Instituições participantes:
- Fundação Côa Parque (Museu do Côa)
- Museu Monográfico de Conímbriga
- Museu da Lourinhã
- Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
- Museu Escolar em Marrazes
- Museu do Douro
escolas envolvidas:
- Escola Básica da Alegria
- Escola Básica de Fernão Magalhães
Filmes realizados no Âmbito do programa “Porto de Crianças” do Departamento Municipal de Educação da Câmara Municipal do Porto
Instituição convidada:
- Academia de Música de Costa Cabral
Apoios:
- Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis
Círculo Dr. José Figueiredo
Organização:





Instituições envolvidas:
Instituição convidada:
Apoio:








