Sobre

Centro Lúdico da Imagem Animada Anilupa (CLIA Anilupa), valência da Associação de Ludotecas do Porto,

A atividade artística encoraja o desenvolvimento daquilo que é individual no ser humano. A experiência no contacto com diversos materiais e o acesso a várias formas de expressão permitem desenvolver formas pessoais de expressar o mundo interior e a realidade.

Esta foi a premissa para que o Anilupa, estúdio de cinema de animação da Associação de Ludotecas do Porto, desenvolvesse ao longo de 31 anos de existência, um projeto educativo e cultural que fosse capaz de integrar qualquer pessoa neste universo artístico, expressivo e comunicacional, que é o cinema de animação. Trata-se de integrar todos aqueles que não são profissionais na realização das suas obras cinematográficas, criando situações de igualdade na participação em atividades de criação cinematográfica. Esta realidade foi-se construindo através do desenvolvimento de dinâmicas que desencadearam a realização de vários projetos multidisciplinares e intergeracionais, dos quais surtiram parcerias e alianças que se estabelecem e renovam com diversas instituições educativas, culturais e sociais, implicando grupos de participantes dos mais variados contextos, faixas etárias e realidades sócio culturais.

Tais desafios proporcionam aprendizagens que se refletem na prática do Anilupa, privilegiado um trabalho de investigação sistemática, apostando em metodologias e universos atrativos acessíveis, que compreendam e atenua lacunas, carências artísticas, pedagógicas, culturais e sociais, no âmbito de um trabalho que se pretende inovador.

Presentemente o Anilupa expande as suas atividades através da valência Centro Lúdico da Imagem Animada Anilupa (CLIA Anilupa). Para além das oficinas de cinema de animação, este equipamento lúdico, educativo, formativo e cultural, desenvolve um conjunto de modalidades no âmbito da animação da imagem para o público em geral: visitas animadas ao espaço expositivo, programas de criação complementares (cine concertos, atividades de interação entre a animação e artes performativas), exposições, mostras de cinema, ações de formação, etc.

 Com cerca de 200 filmes realizados sob a orientação do Anilupa, este é o nosso contributo para o cinema de animação em Portugal.