ASSOCIAÇÃO de LUDOTECAS do PORTO

 

 

 

A Associação de Ludotecas do Porto (ALP) surge em 1987 pela mão do Dr. Virgílio Moreira, pediatra, que impulsionou a criação de diversas ludotecas na cidade do Porto.

Constituindo-se como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tem como missão contribuir para o desenvolvimento das crianças, jovens e famílias na defesa e promoção dos seus direitos, numa vertente social, lúdica e comunitária. 
Na persecução dos seus objetivos a Associação de Ludotecas do Porto possui várias áreas de intervenção no âmbito do Centro Comunitário, trabalhando paralelamente na área da consultadoria e formação acerca da temática do lúdico, e na realização de animações em espaços públicos da cidade.

 

Pólo Comunitário:

 

Oficina de Animação - Espaço lúdico de ocupação de tempos livres para a comunidade de Aldoar, onde a importância da atividade lúdica é entendida como factor estruturante e facilitador de aprendizagem e desenvolvimento. Esta valência divide-se em 3 modalidades:

 

-Ludoteca: Espaço de jogo e de brincar, de acesso livre e sem limite de idades.

 

-Apoio ao estudo: Espaço de apoio ao estudo para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos de idade, sujeito a inscrição prévia.

 

-Oficinas lúdico pedagógicas: Leque de oficinas lúdicas que funcionam, em regime de prestação de serviços para outras instituições educativas, mediante inscrição.

 

Grupo de jovens Espaço lúdico pedagógico com objetivo de apoiar e estruturação de projetos de vida de jovens a partir dos 14 anos incentivando-os à prática de estilos de vida saudáveis e alternativos a alguns dos modelos vivenciados no quotidiano.

 

Espaço Emprego/Formação Espaço de atendimento, divulgação  e acompanhamento da população jovem e adulta para respostas formativas e/ou na procura ativa de emprego.

 

Gabinete de Atendimento às Famílias

Serviço de atendimento e acompanhamento social de proximidade fomentando a promoção de competências a nível pessoal, familiar, comunitário e social. Este serviço traduz-se:

 

- Gestão de Processos de Rendimento Social de Inserção (RSI).

 

- Atendimento Geral às famílias: acolhimento e orientação de qualquer cidadão que necessite de esclarecimentos dentro do atendimento social.

 

- Banco Alimentar: em situações de extrema e comprovada carência as famílias podem ser apoiadas a nível alimentar.

 

- Banco de Troca de Roupa: espaço que permite a qualquer pessoa doar e receber peças de vestuário usadas bem como ter acesso a materiais e equipamento para a renovação e/ou confeção de roupas.

 

 

Centro Lúdico de Imagem Animada Anilupa (CLIA_ANILUPA) – Valência que privilegia a exploração lúdica da imagem animada. Aqui, qualquer um pode ter acesso a: visitas animadas a uma exposição interativa; oficinas de construção de brinquedos óticos; clube da imagem animada; produção e realização de filmes; mostras de cinema de animação,...

 

 

Prestação de Serviços:

 

A ALP disponibiliza um leque diverso de atividades em regime de prestação de serviços, tendo por base o caráter lúdico subjacente à sua filosofia de intervenção.

 

- Oficinas Lúdico Pedagógicas 

 

- Aluguer de jogos/materiais lúdicos 

 

- CLIA_ANILUPA 

 

- Animações: animações organizadas com o acervo de materiais lúdicos da instituição que podem passar por diferentes áreas (materiais para bebés entre os 0 e 3 anos de idade; materiais/jogos para crianças entre os 3 e os 5 anos; faz de conta; destreza motora; jogos tradicionais e de pontaria; jogos de madeira gigantes; pintura vertical; bolas pinchonas…)

 

  • Facebook Classic